19 outubro 2007

BIOGRAFIA DE ANGELINA MECENAS

No Povoado Lagoa Seca Município de Campo do Brito no dia 22 de Dezembro de 1910, no seio de uma família humilde nasceu e cresceu Angelina da Conceição Oliveira.
Aos 22 anos casou-se com jovem José Mecenas, comerciante e Político o qual elegeu-se Vereador pelo povoado Gameleira, Município de Campo do Brito, passando adotar o nome de Angelina Mecenas da Conceição.
Desta linda família nasceram seis filhos: Angela; Josefa; Luiz; José; Renato; Hélio. criou seus filhos da lavoura, mas sempre incentivando-os a esturrarem. formando uma Professora, outro Advogado e outros preferiram serem comerciante como o pai.
Em Janeiro, 1951 mudaram-se para Feira Nova (hoje São Domingos), sendo seu esposo comerciante, foram tentar alcançar uma vida melhor ali. O povoado pertencia ao Município de Campo do Brito, onde abriram um armazém ( na época conhecido como a ´´Budega do Seu Zeca´´.
No comercio Angelina ficou conhecida por sua simpatia e personalidade, sempre preocupada em ajudar o próximo. O mesmo situado na praça Marechal Castelo Branco estava sempre cheio, não só de cliente mas também de amigo para um ´´dedinho de prossa´´. das quais surgiu a candidatura de seu esposo a Vereador.
Angelina acompanhava os movimentos político de perto torcendo pelo crescimento da cidade, a qual veio a ser Emanicipada em 21 de Outubro de 1963.
Para sua satisfação, seu filho caçula segue a linha política do pai. Candidatando-se a Prefeito Municipal em 1982. Neste ano perde a eleição mas em 1992 e eleito Prefeito Municipal de São Domingos e de lá para ca já se elegeu três vezes, sendo hoje o Prefeito Municipal no seu quarto mandato. Para grande alegria de sua mãe, e realizando um sonho antigo de seu pai (in memória).
Hoje aos noventa e quatro anos Angelina continua desejando e acreditando no crescimento social da cidade.
Nada mais justo que esta homenagem a ´´CRECHE ANGELINA MECENAS´´, levar o nome desta mulher que sonhou, torceu e viu o crescimento da cidade de São Domingos.


Escrito por sua neta Regina Mecenas dos Santos Paixão
Em São Domingos. 05 de julho de 2005.

Nenhum comentário: