14 abril 2010

Prefeito José Robson Mecena, garante a 30 cidadãos de São Domingos o direito ao ensino superior gratuito na UNIT.

A Universidade Tiradentes e a Prefeitura de São Domingos oficializaram nesta semana parceria para desenvolvimento do Programa Auxílio Educação no município distante 75 quilômetros de Aracaju. O convênio, assinado entre o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Unit, e o prefeito José Robson Mecena, garante a 30 cidadãos de São Domingos o direito ao ensino superior gratuito. As vagas são divididas entre os cursos de graduação em Serviço Social e tecnológico em Segurança no Trabalho, ambos na modalidade de ensino a distância.
“Nós temos um polo EAD em São Domingos e os cursos contemplam áreas em que o município carece de mão-de-obra especializada, isso impede que as pessoas precisem sair da cidade para buscar a oportunidade de qualificação fora. A prefeitura adquiriu as vagas, foi aberto um processo seletivo e os candidatos que tiveram melhor pontuação foram contemplados”, explica o diretor de negócios da Universidade Tiradentes, Roberto de Almeida e Lima Júnior.
O processo seletivo envolveu cerca de 200 candidatos, dos quais, 50 foram selecionados para fazer as provas da Unit. Dentre os 30 classificados está Stefane de Jesus Passos, de 17 anos, agora estudante de Serviço Social. “Além de crescimento profissional, a oportunidade para mim é de servir à sociedade. As aulas já começaram, a adaptação à metodologia a distância foi um pouco difícil no início, até porque muitas pessoas não têm tanto contato com a tecnologia, mas agora já estamos acompanhando o ritmo”, diz a acadêmica.
São Domingos é o primeiro município sergipano a firmar convênio de auxílio educação com a Universidade Tiradentes. Antes de ser sancionado pelo prefeito Robson Mecena, o projeto foi avaliado e aprovado na Câmara de Vereadores. “Recebemos esta iniciativa de braços abertos, pois o programa é de suma importância para a qualificação, principalmente, dos nossos jovens. Só nos resta agora parabenizar os contemplados e torcer para que façam bom proveito das bolsas”, afirma o presidente da Câmara, Antônio José Viana.“Estamos muito satisfeitos em poder investir no futuro de cidadãos que sonhavam em cursar uma universidade e hoje estão tendo esta condição. Os municípios sergipanos vivem numa situação financeira muito difícil, o que só nos permitiu adquirir 30 vagas, mas a intenção é aumentar este número, até porque quanto mais pessoas educadas e qualificadas em nosso município, mais ele tende a crescer”, ressalta o prefeito Robson Mecena.
“Estes 30 alunos de São Domingos hoje são privilegiados, estão tendo aquilo que muitos sonham e não têm. Exatamente por isso, não podem se dar o direito de serem ineficientes, fracos, de reprovarem. Espero que estes jovens leiam muito, mantenham-se bem informados, tornem-se pesquisadores. Eles têm uma obrigação moral, perante o prefeito, a Câmara de Vereadores e todos aqueles que tiveram a preocupação em fazê-los crescer, de, daqui há quatro anos, apresentarem-se como profissionais qualificados e úteis a sua cidade”, afirma o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Universidade Tiradentes.

Nenhum comentário: