13 julho 2016

Hélio Mecenas, Robson Mecenas e Leila Paixão, representando todos do GRUPO BACURAL, Agora é 55



GENTE QUERIDA DE SÃO DOMINGOS,

          Inicialmente, queremos hoje, aqui, expressar nosso sentimento por esta querida cidade e por este querido povo que nela habita; quero também falar da minha trajetória política, da minha experiência, da minha fé e das minhas esperanças em um São Domingos próspero e desenvolvido. Quero mostrar minha disposição de acompanhar essa caminhada ao lado da nossa pré-candidata a Prefeita Leila de Cosminho, cuja chapa completa será definido em momento oportuno. Sabemos que será uma longa e difícil caminhada, mas que com a ajuda de todos e com a força e a sabedoria do povo são-dominguense será, com certeza, vitoriosa.

         Há alguns meses atrás, me apresentei como pré-candidato a Prefeito de São Domingos, inclusive, elaborei um plano de governo que faria de São Domingos a cidade modelo da região agreste do nosso estado, o qual se tornou conhecido de todos quando o apresentei em entrevista concedida à rádio SDFM. Contudo, em virtude de impedimentos decorrentes de ações judiciais, fiquei impossibilitado de concorrer ao pleito nestas eleições. Todavia, em momento algum faltei com a verdade ao povo são-dominguense e no momento oportuno expus publicamente minha condição de impedimento de ser o candidato a Prefeito pelo grupo dos BACURAL, razão pela qual decidi apoiar a candidatura de Leila ao cargo de Prefeita, por acreditar que ela está voltada aos interesses do povo são-dominguense.

         Durante 20 anos, o povo são dominguense alcançou muitas conquistas na saúde, na educação, no esporte (liga são dominguense de futebol amador, campeonato são dominguense de futebol, campeonatos de escolinhas, copa nordeste de futebol de base, campeonatos de futsal, são domingos futebol clube, jogos da independência), na área social (projeto “viver melhor”, projeto “viver sem fome” com doação de cestas básicas, entrega de centenas de casas à população, criação do centro de convivência para idosos), na agricultura (construção de poços para fornecimento de água nos povoados e parceria com a Deso para fornecer água para o centro da cidade; construção de centenas de unidades habitacionais; fornecimento de energia elétrica para todo o município; criação da Secretaria de Agricultura; empréstimos e financiamentos para o pequeno agricultor e incentivos para os proprietários de casa de farinha).

         Antes da Administração Hélio Mecenas São Domingos era uma cidade desconhecida e mal administrada. Uma cidade sem perspectiva de progresso, sem futuro para os jovens, com uma rede municipal de educação deficiente, onde os estudantes precisavam se deslocar para a capital ou municípios vizinhos para ter acesso a um estudo de qualidade; uma saúde precária, onde não havia assistência médica de qualidade, não havia ambulâncias para o transporte dos enfermos. A cidade de São Domingos parecia uma terra de ninguém, desprovida de saúde, educação, moradia, lazer, esporte e cultura. Desprovida de tudo, mas o pior: era desprovida de expectativas, de sonhos!

         Após a Administração Hélio Mecenas, o município de São Domingos passou a ser uma cidade conhecida e respeitada no nosso estado. O povo são dominguense passou a ter uma vida digna. A cidade passou a ser referência na região agreste na área da educação, com a construção da Escola José Fonseca Lima, a qual obteve o 1º lugar do ENEM de 2009, duas universidades UNIT e UFS, as quais recebem inúmeros estudantes de outras localidades do estado. No esporte, o time do são domingos futebol clube conquistou o bicampeonato do estado e por dois anos consecutivos representou o nosso estado na Copa do Brasil, além de vários campeonatos de futebol. A saúde passou a ser tratada com prioridade, com atendimento médico e odontológico de segunda a sexta feira no centro de saúde Hélio Mecenas. Nossa cidade ganhou uma emissora de rádio, a Rádio Comunitária São Domingos FM, que hoje é líder de audiência na região agreste e que serve de meio de comunicação em prol do nosso povo querido. Sem deixar de mencionar, ainda, as festas com grandes atrações nacionais. Até os idosos que eram esquecidos pelas outras administrações se tornou prioridade na administração Hélio Mecenas, com a criação do Centro de Idosos, onde eles participam de atividades físicas, sociais e culturais.

Hoje podemos ter orgulho da nossa cidade e chegar em qualquer lugar do nosso estado e nosso país e dizer: nós sou de São Domingos! Mas, se progredimos, também devemos admitir que ainda falta muito por fazer. E se considerarmos os avanços em outros municípios e o potencial do nosso município, uma conclusão é inevitável: São Domingos pode ser muito mais do que é hoje, pois paramos nos últimos 4 anos.

Mas para retomarmos nosso desenvolvimento, precisamos enfrentar os problemas atuais e resolvê-los, sem ceder à demagogia e à politicagem que ora quer instalar o caos na nossa querida cidade. E essas eleições é a nossa oportunidade de decidirmos voltar a crescer, voltar a progredir e se livrar das perseguições e da política que tem como lema “quanto pior melhor”. É a nossa chance de nos livrarmos dos políticos que não fazem e nem deixam fazer. A começar pelo apreço aos interesses da população e não de políticos que querem o poder para satisfazer seus interesses pessoais. Devemos respeitar, defender e fortalecer os interesses do povo, jamais afrontá-los.

Povo e poder são duas palavras que devem andar sempre juntas, de mãos dadas, lado a lado. Honestidade, verdade, caráter, honra, coragem, coerência, brio profissional, perseverança são qualidades essenciais aos políticos e características indispensáveis ao exercício do poder. É nisso que nós e minha candidata acreditamos. É assim que nós e minha candidata agimos e continuaremos agindo. Não nos submeteremos a essa política rasteira, baixa, medíocre que alguns políticos costumam utilizar. Manteremos nossas crenças e valores e continuaremos fazendo política com trabalho e com propostas. Não perderemos tempo com baixarias, nem tentando comprar a consciência de nenhum eleitor são-dominguense. Conquistaremos nossos votos fazendo uma política limpa para que o poder seja reconquistado de forma digna e honesta e entregue a quem de direito lhe pertence: ao povo querido de são domingos.

Os políticos tem que pensar no bem comum. E a base das nossas propostas está voltada para melhorar a vida das pessoas que dependem do Poder Público. Nosso ideal é amparar os que estão desamparados. Sabem quantas pessoas dependem dos serviços e dos empregos que o Poder Público oferece? A grande maioria da população depende do funcionalismo público para sobreviver. Portanto, nós políticos temos que ser solidários com todos e principalmente com aqueles que são mais vulneráveis. Temos que fazer mais do que repetir promessas. Devemos ouvir a voz dos trabalhadores e dos desamparados, das mulheres e das famílias, dos servidores públicos e dos profissionais de todas as áreas, dos jovens e dos idosos, dos pequenos e dos grandes empresários, do comércio local, que oferece os produtos e serviços que são o fundamento do nosso desenvolvimento econômico, a máquina de gerar empregos, consumo e riqueza.

O grande Maquiavel escreveu: “O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta”. Portanto, o político deve servir ao povo, e não a partidos e a meia dúzia de empresários sem empresas que não representam o interesse público. Um governo deve sempre procurar unir as pessoas. Portanto, de mim ninguém deve esperar que nós estimulássemos a política-partidária, nem disputas dentro do nosso próprio grupo para me beneficiar ou beneficiar interesses de quem quer que seja. Somos um grupo e nós queremos todos, lado a lado, como exemplo a ser seguido na construção de uma São Domingos que seja realmente de todos.

Ninguém deve esperar de nós que joguemos um partido contra outro, um político contra outro, dentro do nosso próprio grupo. Nunca fizemos distinção entre pobres e ricos, empresários e trabalhadores rurais, azul e vermelho, gato e Bacural quando estivemos a frente do poder Municipal. E muito menos fizemos distinção entre os próprios BACURAL! Todos serão sempre bem-vindos ao nosso agrupamento porque nosso único objetivo é unir o povo em busca do bem comum. Sinceramente, é deplorável que haja políticos e empresários sem empresas que, em nome da política, tentam dividir a nossa querida São Domingos.

Não admito o raciocínio do “nós versus eles”. Não cabe na vida de um grupo. Lutamos pela união do grupo e não pela sua divisão. Pode haver uma desavença aqui outra acolá, como em qualquer família. Mas não se tolera agressão, perseguição, baixarias. Vou continuar trabalhando somando, agregando, buscando sempre novas adesões. Nunca dividindo e nem excluindo. O nosso povo ainda é muito carente e nós não vamos perdermos tempo com disputas dentro do nosso próprio grupo. Um político que destrói o próprio grupo em defesa de interesses pessoais não se preocupa com o povo. Por isso, nós conclamamos: vamos juntos, povo querido de são domingos, vamos Leila de Cosminho como nossa Prefeita. Continuaremos caminhando de mãos dadas com o povo e jamais abriremos mãos dos nossos objetivos que é o de colocar o povo de volta no poder. Se não deixarmos ninguém atrapalhar os nossos objetivos, nós conseguiremos. Vocês farão a escolha certa. Vocês estão preparados para isso.

Ninguém deve esperar que nós jogássemos qualquer pessoa contra a oposição que possa ser criada dentro do nosso próprio grupo, porque não o farei. Em mais de 20 anos de militância política nunca fizemos isso. Nunca fizemos política rasteira e nunca iremos fazer. Queremos todos juntos, cada um com sua identidade, em nome do bem comum.

Se o povo assim decidir, nossa pré-candidata administrará nossa cidade com todos, sem discriminar ninguém, sem perseguir ninguém. O verdadeiro grupo dos BACURAL quer juntar as pessoas em vez de separá-las, em vez de segregá-las. Queremos apresentar os nossos projetos, em vez de hostilizar os dos adversários. Vamos valorizar a identidade das pessoas em vez de hostilizar sua filiação partidária. É desta forma que vamos construir a São Domingos que queremos, sem perseguições, sem picuinhas, sem traições.

Quem nos conhece sabe que nossa história de vida e nossas convicções pessoais sempre estiveram comprometidas com a unidade do nosso grupo e com o bem estar do nosso povo. Nasci e cresci aqui em São Domingos e sou filho legítimo da terra, não um forasteiro apenas interessado no poder. Minha história política está diretamente vinculada à valorização do trabalho, do esforço, da dedicação. Lembro-me bem do meu pai, um homem austero, severo, digno. Seu exemplo me marcou na vida e na compreensão do que significa solidariedade, amor ao próximo, gratidão, educação. Um modesto comerciante que proporcionou o que o dinheiro jamais pode comprar. E me esforço para tornar digna a vida de todo homem e mulher, porque vejo a imagem de humano em cada trabalhador. E vejo em cada criança na escola o menino que fomos, cheio de esperanças, com o peito cheio de crença no futuro.

Como falei no início, esta será uma caminhada difícil. Mas manteremos nosso comportamento a favor do povo de São Domingos. Às provocações e agressões, vou responder com serenidade e juízo. Às falanges do ódio que insistem em dividir o nosso grupo, vamos responder com trabalho e com propostas. Vamos responder sempre dizendo a verdade ao povo. Sem mentiras, sem armações, sem traições. Aliás, quanto mais mentiras disserem sobre mim, mais verdades dirão sobre eles.

São Domingos não tem dono. São Domingos pertence aos são-dominguenses que trabalham; aos são-dominguenses que estudam; aos são-dominguenses que querem subir na vida sem que para isso tenha que derrubar alguém; aos são-dominguenses que não se vendem, que não se deixam corromper; aos são-dominguenses que não toleram baixarias; aos são-dominguenses que não querem uma “boquinha” do candidato em troca de voto; aos são-dominguenses que exigem ética na vida pública porque são honestos; aos são-dominguenses que não usem um partido ou com alguma maracutaia para subir na vida. Este sim é o povo que queremos mobilizar para a nossa luta; este é o povo que devemos convocar para a nossa caminhada. Porque São Domingos tem que voltar a ser do povo. E para isso o povo tem de estar unido.

Desde cedo, quando entrei na vida pública, descobri que a motivação maior, a mola propulsora da atividade política era atender aos anseios da população. A vida pública não é um sacrifício, mas sim um trabalho prazeroso de ajudar as pessoas. Não é um sonho de consumo, é um sonho de produção. Aprendi desde cedo que servir ao povo é bom, me faz feliz, porque me dá o sentido maior da minha existência, porque me traz uma sensação de bem estar muito mais profunda do que quaisquer confortos ou vantagens propiciados pelo status do poder. Aprendi que nada se compara à sensação de investir o dinheiro público em algo que seja bom para a coletividade e de ajudar a quem realmente necessita do poder público. Por isso, só tenho a agradecer o reconhecimento e a gratidão daqueles que me aclamaram como o pai dos pobres. Já a elite formada por políticos e empresários ricos não gosta do povão.

Quero aproveitar a oportunidade também para avisar a todos aqueles que estão tentando me derrubar politicamente, que, enquanto Deus me der saúde para fazer política em São Domingos, vou me dedicar vinte e quatro horas em defesa do povo são-dominguense. E saibam de uma coisa: podem me agredir nas redes sociais como estão fazendo, porque o são-dominguense legítimo tem o corpo fechado contra estes caluniadores. Nós não temos essa preocupação. Se nós tivesse medo de adversário não saía de casa em busca de contato com o povo. E quero dizer para essa gente querida uma coisa: se eles quiserem me derrotar, derrotar minha candidata terão que aprender que nós não fazemos política oferecendo comida, bebida e som ou prometendo quaisquer vantagens ou benefícios em troca do voto do eleitor, nós fazemos política conversando e visitando os eleitores para conhecer e ver de perto os problemas que assolam o nosso município. Nós fazemos política o ano inteiro, todos os dias, chegando junto do povo que precisa, e não apenas quando as eleições estão se aproximando.

Estarei sempre do lado do interesse do povo, independente de partido. Estarei sempre apoiando quem se interessa pelos problemas do nosso município. Estamos cientes de que muitas coisas ainda hão de ser feitas na nossa cidade para dar a dignidade que o povo merece. Tendo certeza que se o povo fizer realmente a sua parte não elegeremos nenhum candidato que só está visando interesses pessoais. 
Um abraço a todos os são-dominguenses que compreenderam este discurso sincero e até a vitória, se Deus quiser!

Hélio Mecenas, Robson Mecenas e Leila Paixão, representando todos do GRUPO BACURAL, 
 Agora é 55